Qual o compressor ideal para oficina mecânica?

Qual o compressor ideal para oficina mecânica?

Os compressores são equipamentos que possuem como objetivo gerar e armazenar ar comprimido a partir de movimentos mecânicos, que são produzidos por energia elétrica ou então por motores, que podem ser a diesel ou gasolina, por exemplo. 

Eles podem ser usados em diferentes situações, como, por exemplo, em oficinas mecânicas e até mesmo em consultórios odontológicos. 

Porém, como existem modelos e especificações diferentes para compressor de ar, é muito importante que se escolha o mais adequado de acordo com as necessidades.

Em se tratando de oficinas mecânicas especificamente, alguns fatores devem ser levados em conta na hora da escolha do compressor ideal. Conheça abaixo mais detalhes para a escolha do compressor para oficina!

O modelo ideal de compressor é o mais caro?

É muito importante, antes de tudo, saber que o modelo de compressor ideal para uma oficina nem sempre é o mais caro. 

Na realidade, o que vai indicar se o modelo de compressor é ou não o adequado para a oficina não é o valor, mas sim a quantidade de demanda e a potência necessária para que tais tarefas possam ser realizadas da melhor maneira possível. Sendo assim, o compressor ideal pode variar de oficina para oficina.

Vale dizer, ainda, que a escolha do modelo correto se torna ainda mais necessária e não deve estar relacionada com preço, pois é possível que os mais baratos não tenham a performance que a oficina necessita e os mais caros podem gerar um consumo de energia desnecessário, caso não seja compatível com as demandas da oficina. 

Alguns fatores para se considerar na escolha do compressor ideal 

Antes de escolher o compressor para sua oficina, é indicado que se pense em alguns fatores, como: 

  • Quais equipamentos pneumáticos serão utilizados? 
  • Com que frequência eles serão utilizados?
  • O seu fluxo de trabalho é intenso?

Se fazer essas perguntas podem ajudar bastante na hora da escolha do compressor de ar ideal. Caso a oficina não use ar comprimido todos os dias, por exemplo, opções mais básicas podem ser suficientes. 

Já se a oficina possui um fluxo de trabalho mais intenso, utilizando muitos equipamentos pneumáticos, o indicado é um compressor mais robusto e que seja fabricado de modo a aguentar ciclos de trabalho mais intensos. 

Entendendo um pouco mais sobre PCM e como pode isso pode te ajudar na escolha do melhor compressor

O PCM é uma medida do fluxo volumétrico, o que significa que indica a quantidade em volume de ar que é consumido. 

Sendo assim, uma boa maneira de verificar qual o compressor ideal é somar o PCMs de todas as ferramentas que são utilizadas e somar 30% do valor, como uma medida de segurança. 

Então, na hora da escolha do compressor ideal, o valor do PCM do equipamento deve ser acima desse valor que foi calculado anteriormente.

Encontre diversos modelos de compressor de ar na Leone Equipamentos, como compressor de ar 40 pés e compressor para lava jato, sempre com alto padrão de qualidade garantido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *