De quanto em quanto tempo devo calibrar o pneu?
A calibragem dos pneus é algo indispensável, já que diminui o desgaste do conjunto, assim como reduz de forma significativa as chances de acidente e oferece maior conforto na direção.
Apesar disso, ainda é muito comum que haja dúvidas em relação a periodicidade em que se deve realizar a calibragem dos pneus e também como saber qual é a calibração correta, já que cada pneu possui uma específica.
Logo abaixo, vamos te contar um pouco mais sobre de quanto em quanto tempo se deve calibrar o pneu e também como saber qual é a calibragem ideal. Confira!
Afinal, de quanto em quanto tempo se deve calibrar os pneus?
A dúvida sobre a periodicidade de calibragem dos pneus é muito comum, mas fique tranquilo, pois é algo fácil de ser entendido.
Vamos direto ao ponto: de maneira geral, o ideal é que se faça o processo de calibragem de pneus a cada 15 dias, quando em condições normais de uso.
Em caso de situações específicas, a frequência pode ser alterada um pouco. Para veículos com pouco uso mensal, por exemplo, a cada 30 dias é o recomendado e, após 500km rodados, para veículos que são usados de maneira constante.
É sempre importante destacar que a calibragem deve acontecer quando os pneus estiverem frios e rodando no máximo 3km até o local em que serão calibrados.
Mantendo a frequência de calibragem correta dos pneus se evita um maior desgaste deles, assim como prejuízos desnecessários, como o aumento do consumo de gasolina.
Mas, como saber a calibragem dos pneus?
Como falamos anteriormente, cada pneu possui uma calibragem ideal e é muito importante que ela seja seguida.
Saber a calibragem correta é muito fácil: basta conferir a informação localizada no adesivo interno da tampa do combustível ou então no manual de instruções, na parte específica em que se fala dos pneus.
Pode ser, ainda, que em alguns veículos a informação da calibragem correta esteja em um adesivo colado em uma das portas dianteiras.
Vale destacar, também, um fato curioso: muitas vezes a indicação de calibragem, no próprio veículo, é diferente para os pneus traseiros e dianteiros.
Isto acontece porque a pressão do pneu traseiro costuma ser maior e, sendo assim, é comum que se indique colocar de duas a três libras a mais nos pneus traseiros e, principalmente, em caso de veículos de transporte de cargas.
Quem realiza a tarefa de calibragem de pneus?
A calibragem é considerada uma tarefa simples e prática e, por isso, muitos motoristas sabem fazê-la sem a necessidade de ajuda. Porém, como ela é realizada em postos de combustível utilizando o calibrador de pneus posto, você pode pedir auxílio para um frentista, que poderá te ajudar a realizar a calibragem da maneira correta.
Equipamentos para calibragem de pneus, como calibrador de pneus eletrônico, com alto padrão de qualidade e condições especiais de pagamento você encontra na Leone Equipamentos.
Em caso de dúvidas ou mais informações sobre calibrador de ar e outros produtos, nossa equipe especializada está à sua disposição.