Como funciona o aferidor de combustível?
Todos os proprietários de postos de combustível precisam que toda a sua operação seja precisa, segura e também lucrativa. Uma das maneiras de se fazer isso, sem dúvidas, é a preservação de seus equipamentos, que precisam de avaliações periódicas, aferição de bombas, entre outros.
Agir de forma preventiva, com todas as precauções e obrigações rotineiras, é algo que aumenta a vida útil do equipamento, evita gastos financeiros desnecessários e ainda previne multas de órgãos fiscalizadores.
Sendo assim, uma das precauções, e também obrigações dos postos de gasolina, segundo a portaria INMETRO nº 559 é que se mantenha o funcionamento correto das bombas e isso reforça a relevância e importância das aferições, que precisam ser realizadas de maneira rotineira.
Logo abaixo, vamos te contar um pouco mais sobre o que é aferidor, como funciona e mais detalhes sobre o processo de aferição de bombas de combustível. Confira!
O que é o aferidor de combustível?
O aferidor de combustível é um tipo de equipamento que possui como objetivo a conferência de volume. Ele serve, portanto, para conferir a quantidade de volume que está saindo do equipamento.
Em relação especificamente às bombas, a aferição possui como finalidade verificar se o equipamento está abastecendo corretamente e de acordo com a quantidade de combustível indicada.
Como funciona a aferição de combustível?
Para o procedimento de aferição de combustível, é necessário isolar a área, para que não haja circulação de veículos e pedestres durante o teste. Para o teste, é obrigatório, ainda, que o estabelecimento tenha um aferidor de combustível, com capacidade de 20L, com régua graduada e selo INMETRO.
Posiciona-se, então, o aferidor em frente à bomba. Depois, descarta-se o volume de gasolina residual que está presa na mangueira e a bomba é calibrada para 20L. Introduz-se o bico de enchimento no aferidor e se completa a descarga.
Após essas etapas, se realiza a leitura do visor. O marco zero é o que indica que exatamente 20L foram despejados no medidor, sendo que uma margem de erro de 100ml para mais e 60ml para menos é considerada aceitável segundo portaria INMETRO nº 294.
Caso a leitura mostre valores acima ou abaixo, quer dizer que a bomba está desregulada e precisa ser desativada imediatamente. Penalidades como multas e até fechamento do posto podem ocorrer em caso da fiscalização detectar fraude nos equipamentos.
Periodicidade do uso do aferidor de combustível: existe uma que seja a considerada ideal?
A aferição das bombas possui caráter preventivo e a periodicidade deve ser estabelecida de acordo com cada posto. No entanto, em caso de suspeita de falha, danos físicos, em casos de fiscalização ou até mesmo quando o cliente apresentar dúvidas, a aferição se faz necessária.
Na Leone Soluções e Equipamentos você encontra aferidor de diferentes marcas, sempre com alto padrão de qualidade, como o aferidor cobel, com capacidade de 20L e selo INMETRO.
Em caso de dúvidas ou mais informações, nossa equipe especializada está à sua disposição. Entre em contato conosco através dos canais de atendimento!