Como escolher um elevador elétrico?
Alguns equipamentos são fundamentais para o bom funcionamento de uma oficina, um deles é o elevador automotivo. Ele é uma ferramenta indispensável para diversas funções cotidianas.
Além das oficinas, o elevador elétrico é importante para concessionárias, auto centers e lojas de escapamento, por exemplo. Existem muitas vantagens em escolher um elevador de qualidade, além de uma imagem mais profissional para o seu estabelecimento, ele aumenta a eficiência nos atendimentos e facilita a produtividade, garantindo a excelência nas entregas.
Existem inúmeros modelos de elevadores, como o elevador pantográfico, elevado com prancha e o elevador moto, por exemplo. Diante de tantas opções é normal ficar um pouco confuso na hora da escolha, por isso, separamos algumas informações bem importantes para você levar em conta antes do investimento. Confira!
Conheça os modelos de elevadores automotivos
Como já citamos, é possível encontrar vários modelos de elevadores, que possuem características diferentes e servem para diversos serviços. Veja os modelos:
- Elevador com prancha
O elevador com prancha facilita o posicionamento do veículo antes da subida. Além de todos os serviços que você pode realizar com um elevador, este modelo possibilita a coleta de óleo com maior facilidade, pois possui um compartimento exclusivo para essa função.
- Elevador convencional
Este é um dos modelos mais comuns e indicados para os serviços de mecânica em geral. Ele oferece bastante facilidade, apesar de ser um modelo mais básico em relação a outros.
- Elevador pantográfico
Já o elevador pantográfico é mais compacto, o que é ótimo para ambientes menores e que precisam otimizar o espaço. Bastante indicado para erguer carros que são mais baixos, e permite realizar os serviços na suspensão e nas rodas de forma mais fácil.
- Elevador pórtico
Se você precisa de um elevador para alta produtividade, então essa é uma ótima opção. O seu grande diferencial é não possuir uma base, o que deixa o piso mais livre, facilitando o trânsito dos operadores debaixo do veículo.
Como escolher o modelo
Agora que você já conhece os modelos possíveis é a hora de escolher. Para fazer isso de forma inteligente leve em conta:
Veículos que serão atendidos
É importante ter em mente que cada modelo de elevador automotivo suporta uma carga máxima diferente. Por isso, é necessário saber os veículos que serão atendidos pelo seu estabelecimento. Dessa forma, você consegue mensurar o peso desses veículos e apostar em um elevador que irá suportá-los.
Serviços que serão prestados
Outro ponto é conhecer a fundo os serviços que você irá prestar, assim você irá escolher por um modelo que facilite a sua produção e a realização de todas as tarefas. Por exemplo: se for um serviço de estética, o elevador pantográfico pode ser uma boa opção, já para serviços de troca de óleo, o elevador com rampa pode ser melhor.
Avalie o espaço disponível
Alguns modelos são mais compactos do que outros, por isso, avalie com cuidado o espaço disponível em seu estabelecimento e escolha o modelo que mais se adeque a ele. Escolher um elevador automotivo maior do que seu espaço comporta poderá render grandes dores de cabeça.
Ainda está com dúvidas? Acesse o site da Leone Equipamentos, lá você poderá conferir cada modelo e todas as especificidades individuais!