Tudo que você precisa saber sobre ferramentas pneumáticas

Tudo que você precisa saber sobre ferramentas pneumáticas

As ferramentas pneumáticas são conhecidas por utilizarem o ar comprimido como um meio de energia. Desta forma, as ferramentas pneumáticas funcionam a partir de um compressor que capta o ar atmosférico e o armazena sob alta pressão em um reservatório próprio, transformando-o em ar comprimido.

Elas podem ser usadas em diversos segmentos, como na indústria de móveis, serralheria, marcenaria, reparo de veículos, entre outros lugares.

Esse tipo de ferramenta torna-se extremamente importante quando é necessário aumentar a produtividade, pois possui custo baixo de manutenção, diferentes funcionalidades e alta durabilidade. 

Como funcionam pela pressão de ar, as ferramentas pneumáticas geram a força que é necessária para conseguir mover a máquina. Essa pressão é proporcionada por um compressor. 

Esse tipo de ferramenta conta com um mecanismo de captação que força de forma contínua o ar para dentro de um tanque de aço, fazendo isso até que o ar torne-se pressurizado.

As ferramentas pneumáticas funcionam da seguinte maneira: a ferramenta se mantém ligada a uma mangueira, que fica ligada ao tanque através de uma válvula de ar.

Quando a mangueira de ar da ferramenta está conectada, a válvula de escape é ativada liberando o ar que fica no compressor sob pressão constante. 

Sendo assim, o compressor abre a válvula e libera ar que está comprimido para a mangueira. O tubo tem uma segunda válvula de liberação de ar na outra extremidade, que se mantém fechada até que seja ligada à pistola de ar. Assim que é conectada, a válvula é aberta e o ar comprimido é direcionado para a pistola.

Quanto ao compressor de ar, existem alguns tipos que podem variar no método de refrigeração, estágios de compressão, lubrificação e a fonte de alimentação. Os tipos mais usados são os compressores de pistão e compressores de parafuso.

Agora, a Leone Equipamentos separou algumas vantagens de utilizar as ferramentas pneumáticas. Confira! 

Mais simplicidade 

As ferramentas pneumáticas contam com uma estrutura física e um funcionamento mais simples, isso as tornam mais robustas e diminuem os riscos de falhas.

Confiança Operacional 

Esse tipo de ferramenta funciona sob altas variações de temperaturas, temperaturas extremas (baixas ou altas) e ambiente molhado (mesmo de ocorrer vazamentos no produto).

As ferramentas pneumáticas normalmente apresentam um menor desgaste quando comparadas às ferramentas elétricas, consequentemente contam com uma vida útil mais longa, além de baixa taxa de falhas.

Maior segurança no trabalho 

Como as ferramentas pneumáticas possuem vedação, garantem um uso mais seguro mesmo estando em ambientes sujeitos a acidentes elétricos, explosões, incêndios e embaixo d’água. 

Oferecem proteção contra sobrecarga 

As ferramentas pneumáticas possuem um sistema de bloqueio que é acionado caso ocorra sobrecarga e, desta forma, a possibilidade de dano torna-se mais baixa.

Sendo assim, caso a pressão do ar diminua muito, o trabalho excedente não é executado, mas sem ocorrer dano para a rede ou para os elementos operacionais.

As ferramentas pneumáticas não aquecem, pois o ar comprimido é resfriado ao ser liberado durante o consumo.

Agora você já sabe tudo sobre ferramentas pneumáticas. E na Leone Equipamentos você encontra diversos modelos, como catraca pneumática e chave de impacto dewalt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *