Conheça os modelos e tamanhos de um compressor de ar

Conheça os modelos e tamanhos de um compressor de ar

O compressor de ar é um equipamento usado para transformar a energia mecânica em energia pneumática, podendo ser aplicado em diversos setores de produção e manutenção, desde o processo fabril até o acionamento de máquinas, ferramentas e outros setores produtivos e de prestação de serviços, podendo ser usado até mesmo em tarefas domésticas.

Podemos citar como vantagens do uso de um compressor de ar:

  • Meio ambiente: o ar comprimido gerado pelo compressor não é poluente e não causa danos ao meio ambiente;
  • Versatilidade e praticidade: ele atende a um alto número de operações nos mais diversos segmentos;
  • Baixo custo de manutenção: a manutenção é simples, não exige grandes gastos nem medidas mais complexas;
  • Excelente custo-benefício: possui um ótimo custo-benefício.

A Leone Equipamentos separou tudo o que precisa saber sobre os modelos e tamanhos de um compressor de ar.

Compressor de ar de parafuso

Esse tipo de compressor de ar conta com dois parafusos, um chamado de macho e outro de fêmea. Esses parafusos giram em sentidos opostos, fazendo com que o volume entre eles, o corpo e a pressão encontrada ali diminua.

Essa diminuição na pressão e no volume fazem com que o ar fique comprimido. Ele é o modelo mais popular, ele é usado na indústria de alimentos e bebidas, assim como em fábricas do setor petroquímico, automobilístico, entre outros.

O compressor de parafuso une resistência e baixo índice de manutenção. Sendo assim, ele é atrelado a confiança e economia. Ele possui capacidade de operação contínua com carga máxima.

Compressor de pistão

O compressor que é movido por pistões é um dos modelos mais antigos e comuns existentes. Ele está disponível em variantes de ação simples ou ação dupla, lubrificados a óleo ou isentos de óleo, podendo ser com várias quantidades de cilindros e em diferentes configurações.

O funcionamento do compressor de ar pode ser descrito através do deslocamento do pistão dentro de um cilindro, a partir de uma biela e uma cambota. 

Esse tipo de compressor pode ser dividido como em ação simples e ação dupla. Quando apenas um lado do pistão é usado, a ação é simples. Enquanto isso, quando os dois lados são utilizados, é de ação dupla.

Quando o compressor é lubrificado a óleo, geralmente funciona a partir de uma lubrificação por respingo ou pressão. 

Tamanho de um compressor

Quanto ao tamanho de um compressor, podemos citar:

Compressor de ar 50 litros

Um compressor com essa capacidade é leve e fácil de transportar, além de conseguir aumentar a velocidade e a precisão nas operações industriais.

Recomendado para pinturas mais simples, pulverizações, acionamento de ferramentas pneumáticas, limpeza de objetos, calibragem de pneus, entre outras finalidades.

Compressor de ar 100 litros

Já esse modelo de compressor é indicado para tarefas da mecânica geral, trabalhos com pintura, borracharias, acionamento de algumas ferramentas pneumáticas, entre outros.

Pode ser aplicado em âmbito doméstico, industrial e profissional.

Compressor de ar 200 litros

Enquanto isso, esse modelo é robusto e eficiente, sendo recomendado para operações de média e alta exigência. 

Ele pode ser usado em marcenarias, oficinas mecânicas, serralherias, borracharias, postos de serviços, acionamento de ferramentas pneumáticas, pinturas com pistolas de média produção, entre outras funções. 

O compressor também pode ser representado com tamanho em pés, como o compressor de ar 40 pés. Na Leone Equipamentos você encontra diversos modelos de compressor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *