Tudo que você precisa saber sobre compressor de ar
O compressor de ar é um equipamento utilizado para transformar a energia mecânica em energia pneumática, podendo ser aplicado em diversos setores de produção e manutenção, desde o processo fabril até o acionamento de máquinas, ferramentas e outros setores produtivos e de prestação de serviços, podendo ser usado até mesmo em tarefas domésticas.
O compressor faz toda a diferença, sendo assim, é muito importante entender as suas aplicações, como escolher e outras características do compressor de ar.
Pensando nisso, a Leone Equipamentos separou tudo o que você precisa saber sobre compressor de ar. Confira!
Principais aplicações de um compressor de ar
O compressor de ar é um equipamento que pode ser usado em todos os setores de manutenção e produção dos processos fabris.
O compressor pode ser usado também no acionamento de ferramentas, máquinas e outros setores produtivos e de prestação de serviços.
O compressor é uma das formas de energia mais utilizadas nos dias de hoje, especialmente por ter como vantagens ser renovável, mais econômica e não ser poluente.
Aprenda a fazer o dimensionamento para a aplicação de um compressor
Fazer o dimensionamento de um compressor é bem simples. Para adquirir a aplicação correta, é necessário fazer a soma do consumo de máquinas ou das ferramentas pneumáticas.
- Divida o total por 2 (0,5) intermitências.
- Divida o total por 0,75, que é o fator de eficiência do compressor.
Também, identifique se o modelo do compressor de ar correspondente pela leitura dos prefixos escolhe o modelo da capacidade imediatamente superior.
Função do compressor de ar
O compressor tem como função armazenar o ar do ambiente sob alta pressão em um reservatório próprio e convertê-lo em ar comprimido.
A energia de ar pressurizado gerada pode ser usada para uma grande quantidade de atividades que podem exigir por capacidades diferentes do equipamento, podendo ser baixa, média ou alta.
Por esse motivo, o equipamento pode ser encontrado em versões diferentes, com o objetivo de suprir a exigência de cada função.
Na indústria, por exemplo, o compressor pode compor sistemas pneumáticos e oficinas, atuando:
- No acionamento e controle de válvulas;
- Na alimentação de motores e turbinas a gás;
- No transporte de gás natural;
- Na injeção de gás carbônico em reservatórios subterrâneos;
- Na compressão de hidrocarbonetos nos ciclos de refrigeração de tanques e máquinas;
- Nos processos de refinarias de petróleo;
- Na refrigeração com fluido;
- Nas operações à vácuo;
- Na compressão de gás;
- Nos equipamentos de alta pressão;
- Na ignição de motores;
- No engarrafamento PET;
- Nos serviços de pintura;
- Nas aplicações robóticas; e outros.
Aprenda a escolher um compressor de ar
Como há diferentes versões desse tipo de equipamento, alguns fatores vão determinar o modelo ideal para a sua aplicação.
- É preciso definir o tipo de atividade em que ele será usado: para serviços gerais, oficinas, sistemas industriais, etc;
- É necessário analisar as funções do equipamento, que podem variar muito, para saber se atendem às necessidades da sua aplicação;
- Examine os parâmetros do produto, podendo ser: vazão do gás, pressão de entrada e saída, propriedades do gás e potência necessária, refrigeração;
- Observe se o custo do compressor é compatível com o seu orçamento;
- Peça ajuda a uma empresa especialista, sanando suas dúvidas e recebendo orientações.
Se está à procura de um compressor, como o compressor de ar 40 pés, na Leone Equipamentos você encontra diversos modelos. Confira!